terça-feira, 26 de junho de 2012

Canal do São Francisco continuará sem água até 2014


Moradores de Cabrobó olhavam desolados para o lago vazio da Barragem de Tucutu que poderia armazenar 25 bilhões de litros de água do projeto de transposição do São Francisco.
A barragem e um canal de dois quilômetros são os primeiros trechos prontos e foram entregues pelo Exército, responsável pelas obras, na última quarta. Mas ficarão secos: a água do rio não chega até eles antes de 2014.
A água que passa no canal para num buraco de mais de 30 metros ainda em obras. É onde ficará a primeira elevatória do projeto. De lá, a água será bombeada para outro canal que começou a ser feito.
Quando o segundo canal estiver pronto, ele atravessará 402 quilômetros abastecendo barragens, entre elas Tucutu, e adutoras de água pela região, que hoje tem vários municípios em estado de emergência devido à seca.
O sertão vai viver mais uma seca com problemas de abastecimento porque as obras foram licitadas em 2007 com projetos básicos incompletos ou malfeitos, segundo o Tribunal de Contas da União.
Contratos tiveram de sofrer aditivos e, mesmo assim, a verba foi insuficiente. Com isso, trechos estão inacabados impedindo que a água passe pelos que estão prontos.
Segundo Francisco Teixeira, secretário de Infraestrutura Hídrica da pasta da Integração Nacional, até setembro serão feitas as licitações. A expectativa é terminar parte do eixo norte em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário